quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Blog descontinuado - Novas publicações você encontra em Meu Sítio e Pilula Contra

Que critério você usa ao falar um dos cumprimentos acima?
Você aceita o fato de outras pessoas não usarem o mesmo critério que você?
Meus interlocutores não aceitam muito bem o critério que uso.
Por praticidade divido meu período de 24 horas em claro e escuro. Assim, se a claridade do sol se faz presente digo “bom dia”, quando ele já se escondeu atrás da linha do horizonte e está escuro falo “boa noite”. Se alguém me cumprimenta com um “boa tarde” respondo da mesma forma, mas quando comprimento alguém durante o período claro, sempre digo “bom dia” independente da hora, quando isso ocorre após as 12 horas, sou lembrado muitas vezes de forma nada educada, que já é tarde e portando deveria ter falado “boa tarde”.
Como a partir do meio dia todos falam “boa tarde”, pela lógica deveriam falar “boa manhã” para o período anterior, mas isso não ocorre. Na língua inglesa existe o good morning, literalmente “boa manhã”, “boa aurora”, “boa alvorada”, etc., que por um daqueles mistérios que só os linguistas, gramáticos e outros acadêmicos da área sabem desvendar, na tradução para o Pt-Br virou um “bom dia” que no entando "só" pode ser falado durante a primeira metade do período em que o sol aparece.
Nessa questão sou meio francês, pois lá só tem “bonjour” e “bonne nuit”, bom dia e boa noite. Analisando essa situação acho que eu e os franceses estamos com a razão, pois dentre as diversas definições encontradas no dicionário para a palavra dia estão:
1) O espaço de tempo que vai do nascer ao por do sol, portanto posso dizer “bom dia” a qualquer hora desse período.
02) Dia astronômico ou solar: espaço de 24 horas contadas de meio-dia a meio-dia, por esse critério 13 horas seria o início de um novo dia, não caberia dizer “boa tarde”.
03) Dia civil: espaço de 24 horas contadas de meia-noite a meia-noite, nesse caso, uma hora da madrugada pode-se falar “bom dia”, pois um novo dia já começou.
As pessoas de um modo geral não percebem o quanto estão condicionadas pelo “usos e costumes” e aceitam tudo que é de uso comum como o certo, mesmo que esteja errado, não faça sentido ou seja uma tremenda injustiça.
Sendo assim, continuarei com meu "bom dia" "boa noite" enfrentando os descontentes com a paciência de sempre.

12 comentários:

  1. Boa noite! por que parou? parou porque. Eu quero que continue escrevendo, veja eu gosto de dizer OIIIIII tambem.

    ResponderExcluir
  2. hausasudahd , concordo totalmente!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, mas ainda ficou uma dúvida:
    Onde entra a madrugada nessa história toda? Porque em quaisquer das definições de dia ou noite, só há cumprimento para dia, tarde ou noite.
    Verifique: Usando a definição de "dia" nº 1 que você postou, o qual você utiliza, só caberia bom dia ou boa noite. Usando a definição nº 2, só haveria bom dia. Definição nº 3, idem a nº 2. Nos três casos somem a opção de boa tarde, mas quero saber se você tem conhecimento de algum cumprimento, mesmo que informal, para o período que vai das 0:00 às 5:59h? Se puder, poste também alguma usualidade que criou o famoso "boa tarde" que gera tanta divergência de opiniões. Se puder envie o link para meu e-mail, pra que eu possa visitar novamente e comentar: lramossd@hotmail.com

    Repito: gostei muito do post, foi de grande valia para mim. Valeu! Léo Ramos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Léo Ramos!
    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Você está correto em sua análise, nas três definições não existe espaço para o famoso "boa tarde".
    E minha intenção era mostrar, subjetivamente, que posso até falar bom dia durante a madrugada segundo determinada definição, mas que por nenhuma delas existe a possibilidade do cumprimento "boa tarde".
    Na época em que escrevi o post, não encontrei nada sobre a origem do "boa tarde", a não ser o cumprimento da língua inglesa "good afternoon" e acredito que foi daí que ele veio.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, Ancelmo! Faço exatamente como você, uso "bom dia" até o pôr-do-sol, e sou obrigado muitas vezes a ouvir um mal-educado "boa tarde". Você está certíssimo, muitos idiomas têm um "bom dia" para ser usado por todo o dia, e um "boa manhã". Neste link há um bom inventário:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cumprimento

    Abraços!

    Jobim

    ResponderExcluir
  6. Valeu Jobim!
    Obrigado pelo comentário.
    O link é bem interessante...

    ResponderExcluir
  7. sendo secretari funcionaria esse criterio? pois muitos clientes podm achar, uma certa ignorancia não usar,´´boa tarde´´.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Obrigado pelo contato!
    No exercício de sua função, o ideal é seguir o padrão da empresa.
    Fora disso fica a seu critério encarar ou não os "descontentes"...

    ResponderExcluir
  9. Pow Gostei Muito dessa Publicação Show

    ResponderExcluir
  10. O certo seria dizer boa manhã, boa tarde e boa noite, ou dizer bom dia em qualquer período, pois o dia tem 24h, então se é de tarde podemos dizer bom dia, ou se é de noite podemos dizer boa noite ou se é de manhã podemos dizer bom dia. Isso é lógico.

    ResponderExcluir
  11. E o "bonsoir" em francês, è boa noite também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...